Passagem aérea em classe económica para percurso Porto ou Lisboa / Cidade de Ligação / Baku – Yerevan / Cidade de Ligação / Lisboa ou Porto, em voos regulaes, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);
Transporte dos aeroportos aos hotéis e vice-versa;
Circuito em viaturas de turismo com ar-condicionado de acordo com o itinerário;
12 Noites de alojamento no Azerbaijão, Geórgia e Arménia, nos hotéis da categoria selecionada (Cat. 3*|4*; Cat. 4*; Cat. 4*|5*) incluindo o pequeno-almoço;
2 Almoços e 1 Jantar;
Todas as visitas mencionadas no itinerário, acompanhadas por guias locais falando espanhol;
Todas as entradas mencionadas no programa;
Todos os impostos aplicáveis;
Taxas de aeroporto e combustível;
Seguro Multiviagens PVFM Premium4K+COVID+CIV.
1º Dia – LISBOA ou PORTO / BAKU
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Baku, via uma cidade de ligação. Chegada a Baku, receção e transporte para o Hotel City Park (Cat. 3*|4*) ou para o Hotel Radisson ou Hotel Courtyard (Cat. 4*) ou para o Hotel Fairmont at the Flame Towers (Cat. 4*|5*) ou similares. Alojamento.
2º Dia – BAKU / GOBUSTAN / BAKU
Após o pequeno-almoço no hotel partida ao longo da costa do Mar Cáspio até ao deserto vulcânico a sul de Baku, em direção a Gobustan, a 65 Km da capital. Gobustan é um verdadeiro museu ao ar livre, com pinturas e gravuras rupestres, declarado Património Mundial da UNESCO, e antigo assentamento do período do neolítico. Regresso a Baku e visita ao Beco dos Mártires, donde se tem uma ótima perspetiva da baía. De tarde, visita panorâmica de Baku, capital do Azerbaijão, um dos maiores centros industriais, científicos e culturais do país, que incluirá a cidade medieval amuralhada “Icheri Sheher”, com suas ruelas estreitas, e o Palácio de Shirvanshah, Património Mundial da UNESCO, composto por vários edifícios. Veremos ainda o exterior de outro símbolo da cidade, a Torre da Donzela, do séc. XII, também Património Mundial da UNESCO. Regresso ao hotel e alojamento.
3º Dia – BAKU / ABSHERON / BAKU
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, partida rumo à Península de Absherón onde visitaremos Ateshgah, o “Templo da Chama Eterna”, construído no séc. XVIII para as orações dos Zoroastros que viajavam com caravanas comerciais através do Azerbaijão e que se encontra a sudoeste da povoação de Surakhani. De seguida, dirigimo-nos para Yanar Dag, para visitar a montanha de fogo famosa pela saída de gás natural, localizada em Mehemmedli. Antes do regresso a Baku ainda se efetuará uma breve paragem junto ao Centro Cultural Heydar Aliyev. Alojamento.
4º Dia – BAKU / SHAMAKHI / SHEKI
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, partida com destino a Sheki. Paragem no trajeto para se visitar o Mausoléu de Diri Baba em Maraza, local mencionado em vários tratados e memórias. São muitas as lendas e mitos relacionados com este local. A próxima paragem será na cidade histórica de Shamakhi, para se visitar a Mesquita de Derbent, considerada a primeira mesquita no Cáucaso e que foi construída em 743. Após a visita, partida para a cidade de Sheki, cidade do noroeste do Azerbaijão, capital da província e que foi a capital cultural do Mundo Turco em 2016. Almoço em restaurante. De tarde, passeio a pé em Sheki para se visitar o Palácio de Khan de Sheki, com magníficos frescos, vitrais e o carvanserai. De seguida, partimos para a aldeia de Kish, para se visitar uma igreja de Albânia do Cáucaso, a mais antiga da região do Cáucaso, datada do séc. I, erigida no alto de um promontório, nos arredores de Sheki. Alojamento no Hotel Macara Sheki (Cat. 3*|4* e Cat. 4*) ou o Hotel Marxal (Cat. 4*|5*) ou similares.
5º Dia – SHEKI / REGIÃO DE KAJETIA / TBILISI
Pequeno-almoço no hotel. De manhã partida em direção à fronteira do Azerbaijão com a Geórgia. Encontro na fronteira de Lagodekhi pelas 12h. Mudança de veículo e partida em direção à mais fértil e pitoresca região da Geórgia - Kajetia, conhecida área vinícola da Geórgia. Almoço com gastronomia típica da região. Chegada à cidade real de Signagui, ou “Cidade do Amor”, do séc. XVIII, que era habitada principalmente por comerciantes e artesãos, e que foi um importante ponto de passagem da Rota da Seda. Visita de Signagui, também famosa pelos seus vinhos e tapetes tradicionais, e do seu museu. Trata-se de uma cidade amuralhada e com 23 torreões em seu redor, verdadeiro exemplo da arquitetura tradicional. Visita de uma quinta familiar para conhecer todo o processo da produção do vinho da região e degustar alguns dos tipos de vinho. Chegada a Tbilisi ao final da tarde. Alojamento no Hotel Holiday Inn Express Tbilisi (Cat. 3*|4*); no Hotel Clocks Tbilisi (Cat. 4*); no Hotel Ambassadori (Cat. 4*|5*) ou similares. Notas: a) Ao atravessar a fronteira, na zona neutral, terá de passar a pé com a sua bagagem, uma distância de aproximadamente 800 metros; b) já na Geórgia, desde a fronteira será efetuado um transfere até à cidade de Kvareli unicamente com o condutor, sem guia (cerca de 1h de caminho). O guia para o resto do percurso estará no restaurante de uma família local onde o almoço será servido.
6º Dia – TBILISI
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica da capital da Geórgia, fundada pelo Rei Vakhtang Gorgasali. Durante a visita daremos destaque à Igreja de Meteji e ao típico Bairro Antigo. Passearemos por belas ruelas e visitaremos os principais locais da cidade. De seguida desfrutaremos de uma magnifica panorâmica do Bairro Antigo, passaremos pela antiga Fortaleza de Narikala, do séc. IV, e principal cidadela da cidade. Aqui, visitaremos também os históricos Banhos de Enxofre do antigo Tiflis, origem do nome da capital. Ainda durante a visita da cidade teremos oportunidade de passar pela Avenida de Rustaveli, a principal artéria da cidade, passando também por igrejas seculares georgianas ortodoxas e arménias gregorianas, a sinagoga, a mesquita turca, o que reflete a aceitação e tolerância das diferentes religiões. De notar que a maior parte da visita será efetuada a pé. Regresso ao hotel e alojamento.
7º Dia – TBILISI / MTSJETA / GORI / UPLISTSIJE / GUDAURI
Após o pequeno-almoço no hotel, seguimos em direção a noroeste com paragem no caminho para visitar a cidade-museu Mtsjeta, sede da Igreja Ortodoxa e Apostólica Georgiana, antiga capital da Geórgia (séc. III AC ao séc. V Dc), declarada Património da Humanidade pela UNESCO, que é um verdadeiro museu vivo com inúmeros monumentos históricos. Visita do Mosteiro de Jvari, do séc. VI, e a impressionante Catedral de Svetitjhoveli, do séc. XI, um dos lugares sagrados da Geórgia. De seguida, partida em direção à pequena cidade de Gori, com paragem na encantadora cidade de Uplistsije, também conhecida por “Fortaleza do Senhor”, antiga cidade da Geórgia Oriental. Esta antiga fortificação, na margem esquerda do rio Mtkvari, é um fabuloso complexo de cavernas e túneis escavados na rocha, e foi um importante centro de trocas comerciais da Rota da Seda. Chegada a Gori, terra natal do ex-líder soviético José Estaline. Ao final da tarde chegada a Gudauri, famosa estância de esqui, localizada a mais de 2.000 metros de altitude. Jantar e alojamento no Hotel Marco Polo Gudauri (4*) ou similar.
8º Dia – GUDAURI / STEPANTSMINDA / TBILISI
Pequeno-almoço no hotel. Logo pela manhã, dirigimo-nos para Kazbegui (Stepantsminda), a principal cidade da região. Daqui, através de bonitos vales e bosques, subiremos até Guergueti, onde se encontra a igreja da Trindade, situada a 2.170 metros de altitude. Caso o tempo permita, terá oportunidade de observar um dos maiores glaciares do Cáucaso – Monte Kazbegui (5.047m). Após a visita regresso a pé a Kazbegui. De tarde regresso a Tbilisi, passando no caminho pelo Castelo Ananuri e pela represa de Jinvaly, local de rara beleza. Alojamento no Hotel Holiday Inn Express Tbilisi (Cat. 3*|4*); ou para o Hotel Clocks Tbilisi (Cat. 4*); ou para o Hotel Ambassadori (Cat. 4*|5*) ou similares.
9º Dia – TBILISI / HAGHPAT / SAGHMOSAVANK / YEREVAN
Após o pequeno-almoço no hotel partida em direção à fronteira da Geórgia com a Arménia. Encontro na fronteira de Sadajlo pelas 10h. Mudança de veículo e partida para o Mosteiro de Haghpat, o maior complexo monástico da Arménia Medieval, declarado Património Mundial da UNESCO. Foi construído nos finais do séc. X e sofreu algumas transformações nos séc. XII-XIII. De seguida, dirigimo-nos para o Mosteiro de Saghmosavank, também conhecido como o Mosteiro dos Salmos, fundado no séc. XIII e localizado no impressionante desfiladeiro de Qasagh. Chegada a Yerevan, capital da Arménia ao final da tarde. Alojamento no Hotel Ani Central Inn ou Hotel Orbeli (Cat.3*|4*); ou no Hotel Ani Plaza ou Hotel Hayasa (Cat. 4*); ou no Hotel National Yerevan (Cat. 4*|5*) ou similares.
10º Dia – YEREVAN / ECHMIADZIN / ZVARTNOTS / YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. Yerevan, capital da Arménia, uma das mais antigas cidades do mundo, fundada no ano 782 aC, está localizada junto ao Rio Hrazdan. De manhã, visita panorâmica com destaque para a Praça da República, em estilo tradicional de arquitetura arménia, onde se encontra o Palácio do Governo, os edifícios do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dos Correios Centrais e a Galeria de Arte Nacional. Veremos ainda a Estátua do Gato da autoria do famoso escultor Fernando Botero; a Casa da Opera; e o parque Memorial de Tsitsernskaberd, dedicado às vítimas do genocídio arménio, o primeiro do séc. XX, às mãos do Império Otomano. De seguida, saída com destino a Echmiadzin, centro espiritual do cristianismo na Arménia, situada a 20 Km de Yerevan. Visita à Catedral Echmiadzin (séc. IV), a igreja cristã mais antiga do país, construída no reinado de Tiridates III. Continuação da viagem até às ruínas do Templo de Zvartnots (séc. VII), também conhecido como o Templo dos Anjos do Céu, dedicado a São Gregório e declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Regresso a Yerevan e alojamento no hotel.
11º Dia – YEREVAN / KHOR VIRAP / NORAVANK / YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita a um dos lugares de peregrinação mais importantes do país situado a 45 Km da capital, o Mosteiro de Khor Virap, num cenário paisagístico impressionante tendo como pano de fundo a majestosa montanha Ararat. Neste local permaneceu cativo durante treze anos São Gregório por ordem do rei pagão Tiridates III. De seguida, visita ao Mosteiro de Noravank, um importante centro religioso e cultural do séc. XII. Situado a 122 Km de Yerevan, Noravank, que significa “Novo Mosteiro”, encontrasse numa região de rara beleza natural, numa localização isolado, de difícil acesso, num pitoresco desfiladeiro do rio Arpá. Regresso a Yerevan e alojamento no hotel.
12º Dia – YEREVAN / SEVAN / GARNI / GUEGHARD / YEREVAN
Pequeno-almoço no hotel. Partida em direção a norte de Yerevan, a cerca de 60 Km, onde se encontra a região do Lago Seván, que se encontra a cerca de 2.000 m de altitude. O mosteiro da península, Sevanavank, fundado no ano 874 dC, é o destino mais popular e próximo a visitar. Seguimos para Garni, situada a 30 Km da capital, uma povoação famosa pelo seu templo pagão, construído no séc. I pelo rei Tiridates I da Arménia, situado junto ao desfiladeiro do Rio Azar, e dedicado a Mithra, o Deus Sol. Por último, seguimos para Geghard, com visita ao Mosteiro (séc. XII-XIII), declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Este complexo monástico foi fundado no séc. IV por Gregório o Iluminador, tendo a igreja principal sido construída em 1215. Regresso ao hotel.
13º Dia – YEREVAN / LISBOA ou PORTO
De madrugada e em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida de madrugada em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a meio da tarde.
FIM DA VIAGEM